Vitória - Cidade e Presépio

Coberturas
13/03/2008
Lançamento do livro VITÓRIA: CIDADE E PRESÉPIO

CDV e Facitec apóiam lançamento nacional de livro

Sob patrocínio da Prefeitura de Vitória, através da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) e do Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória (Facitec), terá lançamento nacional, próximo dia 14 de março (2008), às 18h30min, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus de Goiabeiras, o livro "Vitória: Cidade e Presépio". Estão confirmadas presenças de professores, estudantes, arquitetos, urbanistas e paisagistas de São Paulo e Espírito Santo, além de dirigentes dos poderes públicos locais, municipal e estadual.


De autoria do arquiteto e doutorando do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), Peter Ribon Monteiro, o livro busca descrever e analisar o processo de urbanização da capital do Espírito Santo. Na obra, os leitores encontram extensa análise, que inclui desde a conformação geológica e físico-natural da área insular e continental da cidade, até os processos de desenvolvimento arquitetônico-urbanístico ocorridos em Vitória, da sua fundação no início do século XVI até final do século XX.

"Um dos principais objetivos do livro é trazer distinção à cidade de Vitória através da pesquisa na área da Comunicação Visual Urbana", explica Ribon Monteiro. A publicação é resultado da dissertação do autor no Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas da USP, finalizado em 2002, na capital paulista. Atualmente, Ribon Monteiro continua pesquisas sobre Comunicação Visual Urbana no Doutorado da FAU/USP, analisando a "relação perdida da cidade de São Paulo com os rios Pinheiros e Tietê". No final de março, o autor embarca para a Europa, visando seis meses de estudos no Departamento de Urbanística y Ordenación del Território na Escuela Superior de Arquitectura da Universidad de Sevilla, na Espanha.

"O livro promove reflexão a respeito da imagem de Vitória, mostrando que ela é uma cidade singela e despretensiosa, porém visualmente rica e diversificada, e não uma capital apagada em relação a outras cidades brasileiras, como querem alguns", diz Ribon Monteiro. O autor contextualiza a cidade no Brasil, Espírito Santo e na região metropolitana capixaba, defendendo que o valor visual e urbano-ambiental de Vitória, inclusive nas suas vertentes de crescimento leste, oeste e norte, se dá justamente pela variedade de elementos e marcos preciosos que devem ser assumidos e conservados na capital pelos poderes públicos e população em geral.

"A riqueza de Vitória está justamente na variedade da sua história, suas imagens urbanas e ambientais que remetem a uma identidade que aparenta não-assumida, perdida, e nem sempre consciente ou divulgada, mas que, na verdade, formam um grande e emblemático conjunto de identificação que pode e deve ser resgatado", diz Ribon Monteiro.

O livro "Vitória: Cidade e Presépio" tem patrocínio da Prefeitura de Vitória, através da CDV e Facitec, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e apoio da Editora AnnaBlume. Outras informações sobre o lançamento e a publicação estão disponibilizados no blog www.ribonos.blogspot.com ou através do Tel. (11) 9411-4215. O livro pode ser adquirido também através do site www.annablume.com.br.

CIDADE e PRESÉPIO - Vitória recebeu esse cognome do médico e jornalista Areobaldo Léllis, por volta de 1920, ficando assim conhecida até fora do Espírito Santo. O apelido referia-se ao Maciço Central e a "iluminação feérica e colorida dos logradouros" da Cidade Alta. Já o escritor capixaba Rubem Braga e o engenheiro Serafim Derenzi, um dos maiores estudiosos da história espírito-santense, questionavam o uso do apelido após os períodos de expansão urbana. Ribon Monteiro demonstra que o mais importante não é o apelido em si, mas sim a simbologia que essa palavra carrega e a relação, aí existente, entre a arquitetura e a natureza de Vitória.

Contato: Peter Ribon Monteiro - (11) 9411-4215, panribon@usp.br

Texto: jornalista Geraldo Moniz (1498-MTBa)- (71) 8732-0220, geraldo.moniz@gmail.com



por Cláudia Manhães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAIS E MAIS CUBA!

Anima Mundi 2006